sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dissertação e Enem

3ºA, 3TA, 3TB e 3TC 

Já está chegando a hora...
Conceitos e Noções Gerais de Dissertação
Existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar idéias; a segunda procura persuadir o leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.
Na dissertação expositiva, podemos explanar sem combater idéias de que discordamos. Por exemplo, um professor de História pode fazer uma explicação sobre os modos de produção, aparentando impessoalidade, sem tentar convencer seus alunos das vantagens das vantagens e desvantagens deles. Mas, se ao contrário, ele fizer uma explanação com o propósito claro de formar opinião dos seus alunos, mostrando as inconveniências de determinado sistema e valorizando um outro, esse professor estará argumentando explicitamente.
Para a argumentação ser eficaz, os argumentos devem possuir consistência de raciocínio e de provas. O raciocínio consistente é aquele que se apóia nos princípios da lógica, que não se perde em especulações vãs, no “bate-boca” estéril. As provas, por sua vez, servem para reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos-exemplos, os dados estatísticos e o testemunho.
                                                  Temas de redação 10 anos Enem (Foto: Editoria de Arte/G1)
2008 – A preservação da floresta Amazônica
Segundo o Inep, os candidatos tinham que apresentar  medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica.
Foram sugeridas três ações para manter essa máquina de chuva funcionando. O candidato deveria escolher somente uma das ações sugeridas e redigir um texto dissertativo.
As ações propostas foram a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável; o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. O participante deveria ressaltar as possibilidades e as limitações da ação escolhida.
2009 – O indivíduo frente à ética nacional  
Aspectos possíveis para desenvolver o tema: O brasileiro é organizado politicamente? O brasileiro vota de modo consciente? O brasileiro costuma agir de modo individualista? A indignação dos brasileiros extravasa as paredes de sua casa? O brasileiro recebe informações por quais meios? Quanto tempo de sua rotina dedica à política? O brasileiro é ético? Que práticas não éticas são comuns na vida dos brasileiros?
 Dê a sua contribuição.

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